quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma nova Idade Média

Estou a escrever um conto fantástico. Será o último e será tão realista que o seu realismo vai parecer uma fábula fantástica, cheia de boa moralidade para edificação dos povos ocidentais. À entrada do século XXI, anuncia o advento de uma nova Idade Média.
O nosso século virado para o negrume medieval das trevas ignaras? Este século das proezas tecnológicas, dos esplendores da civilização, das liberdades democráticas, dos direitos do homem e da criança, das maravilhas infinitas? Vejamos então: se a realidade se torna pesadelo, a ficção toma-lhe o lugar.
Conta a história como a gente se convenceu a trabalhar mais, a produzir mais e a ganhar menos sob imenso stress. Conta como isso contribuiu, apesar de tudo, para se consumir mais e como a gente foi acusada de viver acima das suas possibilidades. Sem esquecer como os défices apareceram nas contas públicas  e serviram para justificar impostos mais pesados, sucessivos abaixamentos dos níveis de vida, e tudo por aí adiante.
De facto, a história é inacreditável, espantosa. Os patrões barafustavam, achando elevados os salários e os encargos sociais, e continuaram a deslocalizar as suas fábricas e postos de trabalho para longe, onde a mão de obra era descomplicada e baratinha. No seu sítio ficaram as produções ainda lucrativas, mas a sobreprodução desses bens estragou o mercado e o desemprego alastrou.
Os patrões garantiam que o Mercado, como um deus no céu, sabia controlar-se sozinho sem  regulação nenhuma e exigiam menos Estado e melhor Estado para responder à crise. Todavia, o «melhor» era, naturalmente, aquele que o respetivo governo lhes punha ao colo a pingar lucros, deixando para a gente sofrer a Austeridade, ideia de consequências perigosas conforme explica Mark Blyth. Entretanto, nações antes exportadoras tornaram-se importadoras e passaram a gastar dinheiro que antes ganhavam, os défices cresceram e as coisas complicaram-se.
De repente, um tsunami gigantesco surgiu e levou tudo de roldão. Com a falência dos bancos, o sistema financeiro deixou à vista, no seu interior, mais buracos do que pode ter uma torre de térmitas num escaldante deserto. Foi então o momento de a gente perder o sono e entrar em pânico.
As riquezas dos Estados sumiam-se debaixo de montes de dívidas em acumulação, os bancos descapitalizados estendiam a mão aflita para os Estados lhes valerem e a gente pasmada, a perguntar como criancinhas ingénuas onde iam esconder-se todas as nossas perdidas riquezas. Afinal, a gente só tinha de compreender que havia chegado o regime da Debitocracia, ou seja, a autoridade suprema do débito a ser cobrado. Imposto pelo FMI ou o Banco Mundial, em nome da alta finança especulativa, faz tombar as nações, uma a uma, como peças de dominó, e mostra que é ele o poder efetivo que governa o mundo.
Lança a garra ao que tem mais valor - o ouro, as propriedades, os bens raros - atirando a gente para o desamparo, o desemprego e a desvalia social.  Nações inteiras, saqueadas, não interessam aos senhores da Debitocracia depois de lhes tomarem posse dos rios, das estradas e das praças, condenando extensas massas humanas à proletarização.  E porque mais não digo, dou a palavra ao analista financeiro Max Keiser: afirma que o FMI, com o BCE atrelado, coloca em risco a União Europeia e o euro, visionando no horizonte um regresso do feudalismo.

Sem comentários: