sábado, 26 de janeiro de 2013

Regresso à «outra» Ortografia

Os textos editados neste blogue começaram a aplicar as novas regras ortográficas do Acordo estabelecido pelos países lusófonos em 15-09-08 e, mais vincadamente, a partir de 26-03-10, quando entraram em vigor, oficialmente, em Portugal. A minha adesão foi sempre um tanto forçosa, pois bem percebia a inutilidade de uma resistência quando íamos atingir a unidade linguística possível na comunidade do Português. Sobreveio agora um duplo revés: o Brasil adiou a aplicação oficial do Acordo até 2015 e Angola também não mostra pressa nenhuma...

Nesta situação, perante uma unificação ortográfica (não completa nem perfeita!) que, em vez de se concretizar no terreno, sucessivamente é adiada por vontade dos dois principais países lusófonos, decido-me a regressar à «outra» ortografia. Esta decisão passou por muita hesitação, na dúvida: não irá tudo isto aumentar irremediavelmente a confusão que vai adulterando a boa escrita?

2 comentários:

Anónimo disse...

"Quem é livre respeita por princípio a liberdade alheia para não perder a que tem.", dizes, muito bem, no artigo do 5º aniversário.
Assim, com todo o respeito, que é muito, acho que fizeste mal em recuar. Mas confusão não há nenhuma: as diferenças são tão poucas!
Mais um grande abraço,
Rui

Arsenio Mota disse...

Aceito perfeitamente a opinião que exprimes. Por alguma razão digo que hesitei muito na decisão tomada. Acho realmente que vamos entrar cada vez mais numa confusão entre ortografias - duas em uso - e «nenhuma ortografia». Está a perder-se o brio (que até chegou a ser «patriótico», lembras-te?!) de bem escrever...
Retribuo abraço.